sexta-feira, 9 de março de 2012

Resenha: Terra Ardente, de Janice Diniz

Terra ArdenteTítulo: Terra Ardente 
Autor: Janice Diniz
Editora: Multifoco 
Páginas: 286 

Categoria: Literatura Nacional 

Classificação:  


Karen tem má fama na cidade. Envolvida com corridas de cavalo, dívidas que podem levá-la à falência e uma vida afetiva que segue a regra dos três encontros e nunca mais, ela não pode fracassar. No seu encalço, dois fazendeiros ambicionando tomarem-lhe a propriedade. Com a vida em risco e sozinha num lugar hostil, ela tenta sobreviver e cuidar da avó e do filho. Se for preciso, seduzirá o delegado de polícia de Matarana para protegê-la – um caubói da lei que se comporta como um xerife durão do velho-oeste americano. Mas Karen não é a única mulher em apuros. A jornalista Nova Monteiro investiga um latifundiário suspeito de aliciar trabalhadores. Abandonou o sudeste para ficar ao lado do homem que ama desde a infância. Um amor que tem tudo para não se concretizar. O que Nova não sabe, porém, é que, segundo boatos, a chuva de cinzas na estação do estio não é somente das queimadas, mas também dos corpos dos forasteiros que se metem com os poderosos da região. Assim, ela faz duas descobertas: que luta pela causa errada e que o amor verdadeiro é um sentimento bruto que pode nascer do medo. Matarana, a cidade das aparências, onde nem sempre o mocinho é bom e o vilão, mau. Um faroeste moderno com mulheres fortes, homens destemidos, pistoleiros, matadores de aluguel e paixões devastadoras. A humanidade posta à prova em situações-limite.


Karen Lisboa é uma mulher sem papas na língua e que não leva desaforos para casa. Endividada, ela cuida do filho e da mãe. Nova Monteiro é uma jornalista destemida que vai do sudeste para Maratana para investigar um latifundiário suspeito de aliciar trabalhadores.

Thales Dolejal, além de ser frio e obstinado, é também um dos latifundiários que controlam a cidade de MaratanaRodrigo Malverde é o delegado sexy da cidade e arranca suspiros das leitoras de tão encantador que ele é. *-* Na história, também encontramos Franco, também conhecido com diabo loiro, é um dos capangas de Dolejal.

Os fracos torravam ao sol de Matarana. Morriam de sede. Eram mortos pelos pistoleiros. Eram comidos pelo câncer de pele. Os fracos vacilavam diante da esfinge. Contavam verdades embrulhadas em celofane.

Terra Ardente é um romance muito diferente dos que vocês estão acostumados a ler por aí. Janice Diniz mistura romance com sensualidadepaixões avassaladoras e aventura. Os personagens são muito bem construídos e desenvolvidos. A narrativa é em terceira pessoa, que ajuda o livro a não ficar enrolado.

Adorei ter tido a oportunidade de ler Terra Ardente. Surpreendi-me muito e amei. Espero ter outras oportunidades de ler mais alguma história da Janice. ;)



6 comentários:

  1. Adorei a sua participação no book tour e também o seu envolvimento com Terra Ardente. É muito importante esse apoio, não só pela divulgação, mas também por poder compartilhar algo que foi criado para esse fim, ser compartilhado. Fiquei feliz que tenha gostado! ♥
    O único detalhe que tenho de mencionar é em relação a personagem Karen: "utiliza o sexo para pagar as suas dívidas". No 1º parágrafo temos: "(...)ela não se encontrava sexualmente com o fazendeiro por causa de dinheiro; era por sexo mesmo". Fiz questão de salientar esse ponto na história a fim de mostrar o quanto a Karen é livre. Senão, pareceria algo como prostituição rsrs O que não é.

    Obrigada de coração por lido Terra Ardente!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Ai como eu AMO Terra Ardente! *-*
    E fico tão feliz quando vejo resenhas de leitores que gostam *-*
    Janice merece todo o sucesso!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  3. As críticas sobre Terra Ardente estão sendo maravilhosas, até eu estou morrendo de curiosidade pra conferir essa história rsrs
    Espero poder ler em breve!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Bella :D

    Essa história fala de cowboys não é? Eu nunca li nada sobre eles, então acho que deve ser bem diferente. Huuum, paixão avassaladora? ADORO hahahaha

    Assim que tiver oportunidade vou ler!


    Beijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  5. Opa!
    Eu ainda não estava convencida em ler o livro até chegar nessa parte: "Janice Diniz mistura romance com sensualidade, paixões avassaladoras e aventura." Vc reuniu em uma frase, quase tdo q me faz devorar um livro. Eu amo livros assim e ótimo ser em 3° pessoa!

    Enfim, qro ler! *.*

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros que tenham uma certa sensualidade, eles me deixam suspirando. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir