sábado, 14 de julho de 2012

Resenha | Julieta

JulietaTítulo: Julieta
Autor:
 Anne Fortier
Editora: Arqueiro
Páginas: 448
Categoria: Literatura Estrangeiro
Resenha feita por:
 Ana Beatriz


Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias. E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. Instigante, repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta – livro de estreia de Anne Fortier – nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda de mais de 600 anos que atravessou os séculos e foi imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna, que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor.

O livro Julieta começa contando a história de irmãs gêmeas, − Julie e Janice Jacobs − que são aparentemente diferentes e com apenas uma coisa em comum: a raiva e antipatia que uma alimentou pela outra.

As duas se encontram quando a tia e tutora delas, Rose, falece. No testamento, Janice herda a casa e Julie, nada. Porém, Umberto mordomo da tia delas, entrega a Julie um envelope que acaba por mudar a vida da garota.

Quando enfim abri o envelope, havia três coisas dentro dele: uma carta, um passaporte e uma chave.

Ao ler a carta, Julie descobre que seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei, que a chave era de sua mãe, e abre um cofre em um banco de Siena, Itália e, o passaporte tem seu nome verdadeiro, e deve ser usado para a viagem.

À caminho de Siena, Giulietta conhece Eva Maria Salimbeni, cuja família foi inimiga da família Tolomei há séculos atrás e o afilhado dela, Alessandro Santini que, diferentemente da madrinha, não parece querer nenhum tipo de contato com Julie.

Depois de ir ao banco e descobrir que, o tesouro de sua mãe eram apenas papéis; Giulietta descobre que a peça Romeu e Julieta de Shakespeare realmente ocorreu, mas não em Verona e sim, em Siena. E que os protagonistas da história real eram Romeo Marescotti e Giulietta Tolomei.

E assim teve início minha viagem de volta à Siena do ano de 1340 e a meu parentesco com a mulher que havia compartilhado meu nome.

A partir daí, começa uma busca por um tesouro familiar e uma luta, em busca da quebra de uma antiga maldição.

―x―

A obra de Julieta me encantou profundamente. Cada personagem tem uma forte expressão de personalidade, cada lugar tem ares diferentes e os protagonistas prendem a atenção do leitor do início ao fim.

Adorei também as variações de tempo entre os capítulos: alguns se passando no século XIV e outros no presente. Livros com esse toque medieval/histórico são fascinantes para mim.

Todos os fãs de romance se apaixonarão por Julieta, vibrarão com as surpresas do livro e ficarão tensos em cenas de mistério e suspense. Recomendo para quem busca um romance com muita ação e, para quem busca uma nova versão de um clássico.

7 comentários:

  1. Nossa...este livro deve ser realmente interessanto.Promeiro, de haver um fato de uma rivalidade de entre irmãs...isso sempre rende um bom diálogo.E o livro ainda traz um intertexto com a obra de Shakespeare,
    Agora, fiquei com uma dúvida que só se solucionará se eu ler a obra pelo visto.Se Julie teve sua real indentidade revelada após a herança será que Julie é mesmo de Janice e pq ela foi envolvida neste mistério. Gostei disso,fiquei curiosa!

    Abraços e bom domingo para vc!

    ResponderExcluir
  2. Já havia adicionado o livro aos meus desejados, mas não sabia que era tão bom. Adorei sua resenha e seu blog, já estou seguindo!
    Segue o meu se puder!
    Beijos!
    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros que sejam inspirados em Romeu e Julieta... Fiquei completamente apaixonada por Julieta Imortal, que, bem, desmente toda a história de Shakespeare, mas ainda me mantenho fiel à versão mais antiga.
    Adorei a resenha! Dá vontade de pegar o livro e começar a "devorá-lo" imediatamente!
    :)

    ResponderExcluir
  4. oi,
    otima resenha!
    eu tbm li esse livro e gostei muito. Tenho fascinação por qualquer historia ligada a romeu e julieta

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é lindo, uma história riquíssima, que vale a pena mesmo ser lido, principalmente por quem gosta do "tema" Romeu e Julieta. Nunca achei que fosse gostar tanto de algo recontado de uma forma completamente diferente.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro, a história é um clássico, então ... nem preciso dizer mais nada né?? Um livro que toda pessoa que gosta de literatura deveria ter.

    ResponderExcluir
  7. Achei que fosse uma história completamente diferente. Sempre acabo julgando o livro pela capa/nome... Mas li a sinopse e a resenha agora e parece muito 10! Já adicionei no skoob para eu não esquecer dele! :D

    ResponderExcluir