quinta-feira, 5 de julho de 2012

Resenha | O Pássaro

O Pássaro Título: O Pássaro
Autor:
 Samanta Holtz
Editora: Novo Século
Páginas: 480
Categoria: Literatura Nacional
Resenha feita por:
 Ana Beatriz


Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado? 


A história do livro O Pássaro se passa na Europa do século XIII, mais especificamente, no feudo do Barão Mondevieu, o suserano das terras. No ambiente feudal habitam diversos vassalos e a família do Barão: sua esposa Antonelle, sua filha mais velha, Elizabeth e, sua filha caçula Caroline.

Caroline Mondevieu nos é apresentada no livro com oito anos de idade − uma menina sonhadora, que acreditava que todos eram ricos e possuíam as mesmas condições socioeconômicas que ela. Porém, essa visão de mundo dela estava para mudar.

Uma tarde, durante um chá com a família La Friět, cujo menino Filip sempre amou Caroline e foi destinado a casar com a mesma, a garota saiu andando pela propriedade. Chegando nos estábulos, ela conhece Bernardo, filho mais novo do domador de cavalos. O garoto mostra à Caroline sua realidade, chocando-a. Ela decide enfrentar o pai e, como conseqüência, recebe uma surra, que lhe marca para sempre a memória.

Descobriu, da maneira mais difícil, que aquelas marcas jamais se apagariam do seu coração.

Dez anos depois, Caroline tornou-se uma menina desafiadora − e através de palavras ou um olhar − ela conseguia irritar Enézio, seu pai.

Depois de tantos anos, ela volta a encontrar Bernardo, agora um trabalhador do seu pai e, logo de cara, ambos criam uma antipatia pelo outro. Apesar disso, após brigas e diversas situações, os dois se unem e, na noite do casamento de Caroline e Filip, eles fogem rumo à floresta do feudo, deixando um noivo ao altar, um Barão furioso e uma mãe e uma irmã chocadas por uma mulher não acatar as ordens de um homem.

― [...] A propósito, de que grande festa estamos fugindo hoje?  A pergunta a pegou de surpresa. Ela demorou para responder.  ― Do meu casamento.

Mas Caroline não nasceu para ser presa e obedecer. Ela deve ser livre, assim como um pássaro.

Confesso: O Pássaro não é o tipo de livro que, espontaneamente, eu leria. Apesar de ter fatores históricos, não sou fã de romances deste tipo, pois normalmente são mulheres submissas e homens machistas. E admito também: foi um erro pensar assim, pois a obra não tem nada disso.

O pássaro assustou-se, num primeiro instante, e saltou para outro poleiro, desconfiado. Porém, tão logo se viu diante da fresta aberta, disparou em direção ao céu azul que, até então , podia apenas ver.

Com situações inusitadas, o livro te prende do começo ao fim. A paixão contida e a tensão entre Bernardo e Caroline fazem você sentir ódio ao amor em questão de segundos. Os ciganos, que tem grande papel no livro, te encantam pelo ar místico e leve que acarretam à obra.

A autora Samanta Holtz não é somente uma boa escritora; ela é brilhante em sua descrição de cenas de transmissão de sentimentos. Eu sorri e chorei durante a leitura, especialmente com o desfecho surpreendente.

Fogueiras, panos, garrafas, muita comida, muita gente e muita cor. Algumas pessoas tocavam instrumentos musicais de corda que jamais vira nem aprendera a respeito. Mulheres dançavam, jogando os quadris para os lados, usando saias longas e cheias de medalhinhas que batiam e soavam como pequenos sinos. Os homens bebiam, riam e conversavam. Alguns acompanhavam as moças nas danças.

O Pássaro se tornou um dos meus livros essenciais/favoritos e digo mais − eu não só o recomendo: ele é uma leitura obrigatória para todos os fãs de romance.

Nosso maior erro, milady, é amar. 

7 comentários:

  1. Boa noite, Ana!!!

    Confesso que fiquei emocionada ao ler sua resenha, especialmente no final :)
    Muito obrigada pelos elogios a mim e ao meu texto!!


    Gostei muito da forma como você resumiu os principais acontecimentos da história, para contextualizar os leitores. Falou todo o essencial sem soltar spoilers :)))


    E fiquei também muito feliz em saber que o livro a surpreendeu! Tem razão, histórias de época tendem a ter mocinhas submissas obedecendo ao pai / marido, o que, dependendo do rumo que o escritor der à história, pode torná-la enfadonha. Bom saber que O Pássaro fugiu a essa tendência!!!! Escrevo da forma como gosto de ler: cheio de surpresas e reviravoltas, que vão nos mantendo presos ao livro!!!



    Um grande beijo e, novamente, MUITO OBRIGADA!


    Samanta Holtz
    autora de O Pássaro

    ResponderExcluir
  2. Nossa Bells, pelo jeito vc AMOU o livro *-------------*
    Poxa, eu já queria ler antes, agora então... hehehehe

    Ai, como é duro ser pobre ¬¬
    Faz uns 03 meses já que nao compro nadica, to tentando economizar pra bienal, mas tá dificil aguentar, viu? hehehe

    Beijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  3. Oi,Ana!

    No meio da sua resenha, eu já estava convencida que teria que ler este livro.E vendo seu entusiasmo no final, só amentou minha vontade de ler esta obra. Primeiro, sou fã de romances e com a inclusão d fatos históricos na ficção, já fiquei encantada! Realmente, não gosto de ler histórias onde a mulher é retratada de forma submissa...isso ocorre em alguns clássicos, mas aquela era a realidade deles.

    Quero correr na livraria agora para comprar, mas tenho que esperar umas duas semanas ainda hahaha

    Abraços

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu queria ler esse livro, mas depois de ler a sua resenha, eu preciso ler esse livro!
    Vi ele na livraria mas acabei comprando um outro, agora esse vai ser meu próximo!

    Beijos
    Ellen Bueno

    http://thebooksarecalling.com

    ResponderExcluir
  5. Não vou negar que não sabia da existência desse livro até poucos minutos atrás. Mas, nossa, essa resenha me surpreendeu!
    Acho que não fui a única a morrer de vontade de ler esse livro, não é?
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  6. Autores nacionais surpreendendo mesmo.
    Eu tenho vários nacionais, e estou gostando de quase todos, faz um tempo que quero este livro também, estão falando muito bem.

    ResponderExcluir