sexta-feira, 8 de julho de 2011

Resenha: Água para Elefantes

Título: Água para Elefantes
Autor: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Onde comprar: Saraiva
Categoria: Literatura Estrangeira

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.


Classificação


Que história linda é essa? Confesso que eu só li o livro depois que eu soube que iria ter o filme, que foi lançado aqui no Brasil no dia 29 de abril e que tem como protagonistas Robert Pattinson e Reese Whiterspoon.

Jacob é um cara que está prestes a fazer as provas finais para se formar na faculdade quando soube que seus pais sofreram um terrível acidente de carro e acabaram morrendo. E para piorar, ele fica sabendo que seu pai hipotecou a casa para poder pagar a faculdade de Jacob, ou seja, ele não tem onde cair morto.

A única alternativa que lhe resta é sair de casa e é isso o que ele faz. Depois de andar muito, ele vê um trem passando ao seu lado e pula nele. O que ele não imaginava é que aquele trem era um circo e que mudaria a vida dele para sempre.

Logo de cara, ele faz amizade com um beberrão chamado Carmel e consegue um emprego de veterinário do circo com sua ajuda. Jacob se encanta com Marlena logo de cara, uma linda mulher que faz o número com cavalos. Só que ele não sabia, era que ela era esposa de August, um homem extremamente arrogante e prepotente.

Depois de Jacob descobrir que o cavalo de Marlena está seriamente machucado e que o certo é sacrificá-lo, August resolve inovar seu espetáculo comprando uma elefanta chamada Rosie, que é maltrata pelo August por não obedecer a suas ordens.

Água para Elefantes é um dos melhores livros que eu já li por diversos motivos. O livro mexeu muito comigo, principalmente por envolver maltrato de animais. Sara Gruen é uma escritora brilhante e adorei ter lido esse maravilhoso livro.


3 comentários:

  1. Oiee!!

    Eu já li Agua Para Elefantes e é um livro ENCANTADOR!!

    Eu gostei muito!


    Beijokas:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler Água para Elefantes.. só li resenhas positivas sobre a estória e fora que tem o filme *-*
    Esta na minha lista!

    Gostei da sua resenha!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. 5 estrelas meeeesmo!
    Amei demais esse livro, entrou para meus favoritos e uma das melhores leituras que fiz esse ano <3

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir