sábado, 17 de dezembro de 2011

|Resenha| O Diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson

Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Categoria: Literatura Estrangeira
Onde Comprar: Saraiva Submarino
Categoria:  

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

O Diário de Suzana para Nicolas é aquele livro que te prende somente pela capa. Só de olhar, você já sabe que é uma história de romance, mas que te deixa curiosa para saber como é essa história.


O livro gira em torno da história de Katie, uma jovem editora que foi abandonada por seu namorado, Matt. No dia seguinte do término, Katie encontra um embrulho na porta de sua casa, contendo um diário; O Diário de Suzana para Nicolas.  

“Imagine que a vida  seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada, ou vai se quebrar de vez.”   


Esse foi o primeiro livro do James Patterson que eu li e me surpreendi muito. A leitura é fácil de entender e, por isso, o livro flui facilmente.  A narrativa, ora em terceira pessoa, pela visão de Katie, ora em primeira pessoa, pela visão de Suzana através de seu diário, nos faz ficar cada vez mais curiosas para desvendar o mistério que fez Matt agir daquele jeito.

Outro fato que eu achei interessante foi ver que aquele diário, Suzana escreveu para Nicolas, fruto de seu casamento com Matt, que jurou não ser casado para Katie.


Observação: O kit que a Editora Arqueiro me enviou, continha uma caixinha de lenços, que com certeza foi útil durante a leitura! 




3 comentários:

  1. Eu li esse livro e embora não tenha recebido uma caixinha de lenço junto também quase precisei de uma! A história é linda e ao mesmo tempo triste!! Foi o primeiro livro do autor que li e não me arrependi!

    beijos
    Angelica

    www.angelicabrunatto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bells eu tbm quero este livro *----*
    Ja li outrs resenhas e tb falavam super bem deles ^^

    Beijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  3. Hahaha adorei o que falou sobre a caixinha de lenços rs.
    Quero muito ler esse, só vejo resenhas lindas sobre ele...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir