terça-feira, 12 de junho de 2012

Resenha | A Filha da Minha Mãe e Eu, de Maria Fernanda Guerreiro

Autor: Maria Fernanda Guerreiro
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Categoria: Literatura Nacional
Resenha feita por: Isabelly

Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um. 
O livro A Filha da Minha Mãe e Eu começa com a descoberta da gravidez de Mariana e a primeira coisa que se passa pela sua cabeça é: “Eu preciso me sentir filha antes de me tornar mãe.”

A vida de Nana fora muito conturbada durante a infância e adolescência. Desde pequena ela percebia que sua mãe, Helena dava mais atenção para seu irmão, Guga do que a ela. Entre pequenas discussões e brigas, Mariana cria um vínculo impenetrável com seu pai, Tito.

Uma das coisas que mais me comoviam em meu pai era sua humildade. Ele sempre estava disposto a ver os próprios erros e a melhorar no que pudesse, mesmo se já estivesse tudo bom. Já minha mãe tinha muita dificuldade de admitir qualquer erro. Não é que ela se ache perfeita. Era pior: ela não admitia errar.
Só mais tarde descobrimos o real motivo para que Helena fique tão reticente quanto a Mariana e bajule mais o Guga.

Maria Fernanda Guerreiro construiu uma história maravilhosa, levando o leitor a se identificar com a vida de Mariana em certos pontos. Cheio de reviravoltas, a autora aborda temas como abuso sexual, drogas, preconceito, homossexualismo, etc.

De repente, veio uma imagem na minha cabeça: minha mãe era como um doce de mil folhas, com várias camadas, e só se chegava ao creme tirando cada folha antes.
Recomendo muito A Filha da Minha Mãe e Eu. O livro é ótimo para que os filhos dêem mais valor as suas mães e para as mães, o livro é ótimo para entender mais sobre o que se passa na cabeça de seus filhos.

Book Trailer


5 comentários:

  1. Parece mesmo ser uma ótima leitura. É um dos lançamentos da Novo Conceito que mais estou com vontade de ler *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  2. Recentemente fui mãe, três meses e nossa, a verdade é uma só. Antes disso a gente não dá o verdadeiro valor que nossas mães merecem. Eu adoraria ler esse livro ainda mais que é da editora dos meus sonhos, a qual um dia espero publicar um livro meu.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Coloquei o selinho do teu blog lá no meu.

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa desse livro tão fofa, sei lá, ela reflete bem a "pureza" de um relacionamento entre mães e filhos! :)
    Espero poder ler esse livro em breve!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  5. Ai...quero este livro.Deve ser emocionante de se ler.Poxa, relação mãe e filha nem sempre é fácil, sobretudo, nesta fase da vida . Principalmente se a menina estiver para ser mãe, pois é preciso entender que ser Mãe não é apenas uma função , mas um compromisso para a vida toda.

    Abraços

    ResponderExcluir