domingo, 3 de março de 2013

Resenha | Esperando Por Você (Susane Colasanti)

por Susane Colasanti.
É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek — o amor da sua vida — a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é… Ou sabe?

Marisa é uma adolescente problemática, que sofre de um distúrbio de ansiedade. Ela acaba de voltar de um acampamento de verão e está pronta para começar o Segundo Ano do Ensino Médio. Junto com sua melhor amiga Sterling, elas bolam um plano de que esse ano será diferente; será O ano delas.

Depois de se reencontrar com sua melhor amiga, Sterling e Marisa vão à festa no píer que Andrea − uma colega de Marisa que participa da orquestra − e é lá que ela revê Derek, sua paixão.

Derek é um garoto popular e que namora uma das garotas mais populares do colégio, Sierra. Porém, do nada, ele começa a notar Marisa e vai se aproximando dela como se não quisesse nada.

Ao mesmo tempo em que Marisa se aproxima de Derek, ela também começa a retomar uma amizade antiga com Nash; um garoto fofo e inteligente que é apaixonado por Marisa, mas ela não sente o mesmo por ele. Mais tarde, ele começa a namorar outra garota − Rachel − assim como Marisa começa a namorar Derek.

Esperando Por Você me conquistou de formas diversas. Esse ar adolescente que a autora escreve me faz suspirar. Mesmo já não sendo mais adolescente (tenho 18 anos haha), eu adoro esses dramas/romances adolescentes.

Acho que Bem Mais Perto e Esperando Por Você, no meu conceito, estão empatados, mesmo esse último tendo um pouquinho mais de drama do que o outro.

Entre desilusões amorosas e verdades familiares sendo jogadas no ventilador, Susane Colasanti retrata com veracidade o que alguns jovens − senão todos − vivem hoje em dia.

Adorei mais os personagens secundários do que a personagem principal. Nash me conquistou lindamente com o jeito nerd fofo dele, não sei se é porque eu adoro garotos assim, mas me apaixonei por ele. Também gostei muito da Sterling, aquela amiga que todas as garotas queriam ter igual; atenciosa e leal, adora conversar e é super animada.

Porém, como qualquer livro, ele também teve seus prós e contras. Algumas coisas me irritaram bastante no decorrer da leitura, como a grande repetição da palavra “tipo”. Não gostei! Acho que as frases ficariam bem melhores se o “tipo” fosse tirado do meio delas.

Outra coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha foram duas frases. Analisem abaixo:
Eu adoro praia. Papai e eu saímos para caminhar, recolhendo estas pedrinhas lisas que você encontra se procurar com cuidado. Ele coleciona as brancas, e eu, as pretas. No batente de minha janela, tenho um jarro de vidro com todas as minhas pedras brancas. (Página 38)
Papai apanha uma de suas pedrinhas lisas favoritas. Ele ainda coleciona as pretas; eu, as brancas. (Página 255)
Eu acho que tem alguma coisa errada, não é? Não sei se foi um erro da autora, ou se foi um erro de digitação/tradução, mas tenho certeza que qualquer um dos erros, foi por falta de atenção.

Foram as únicas coisas que me incomodaram no livro. Tirando isso, o livro é fofo demais, com aquele ar juvenil. Lindo!



Por Isabelly

2 comentários:

  1. Não gostei de Bem Mais Perto, achei bobo e com alguns erros bem tolos. Esse, ainda não consegui ler, mas não faz muito meu gênero. Não sei se pediria. Gostei muito da sua resenha, você escreve bem, sabe disso!
    Beijos
    Marizoch

    ResponderExcluir
  2. Ainda ñ li nem Bem Mais Perto e nem esse, mas entre os dois, esse me chama mais atençao. Devo ler em breve. E sim, acho que trocaram o branco com preto aí nas frases rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir