sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Resenha | Óculos, Aparelho e Rock'n'Roll (Meg Haston)

por Meg Haston
Super-rigorosa e cheia de estilo, Kacey Simon dita as tendências na escola Marquette. Ela anda com as garotas mais bonitas e populares e tem seu próprio programa de TV no canal do colégio, dando conselhos e explicando para seus colegas a verdade nua e crua - quer eles queiram ouvir, quer não.
Mas então uma infecção ocular e uma visita ao dentista deixam Kacey com óculos fundo de garrafa, a boca cheia de metal e... a língua prefa. Rejeitada pelos amigos populares, ela despenca da pirâmide social de forma tão dramática que fica difícil enxergar o topo, mesmo com aquelas duas lentes de aumento no rosto.
Sem ter mais a quem recorrer, Kacey começa a andar com uma vizinha nerd e um garoto que leva a vida num ritmo próprio - na verdade, no ritmo do baterista de sua banda. Ele a quer como sua vocalista, mas ela está decidida a recuperar seu trono. Será que Kacey vai alcançar o topo novamente? Ou vai descobrir que chegar ao fundo do poço meio que é... o máximo? Nesse divertidíssimo romance, Meg Haston conta a história de uma garota malvada que, com um bom par de óculos, passa a enxergar melhor não só as coisas, mas também a vida.

Esse livro foi uma das pérolas que comprei no estande da Intrínseca na Bienal do Livro, por apenas NOVE reais. A Bienal desse ano estava com diversos estandes em promoção, então aproveitei e fiz a festa, voltando pra casa após um fim de semana de compras com quatorze livros.

Mas voltando ao livro: admito, quando olhei pela primeira vez, me apaixonei pela capa. Depois, olhei sua sinopse e pensei: o velho clichê adolescente de estereótipos escolares. Como eu já disse em outras resenhas, eu adoro clichês, mas tenho medo de serem mal trabalhados ou medo do livro ficar chato, redundante ou, até mesmo, parecido demais com outras coisas que já tenha lido. Mais uma vez, julguei um livro precocemente. Eu AMEI, com todas as letras!

A Kacey é uma típica patricinha, com seu grupo, sendo malvada e dizendo que isso é "falar a verdade para o bem das pessoas". Ela tem o costume de julgar a todos, por causa de seu programa de TV, e isso a fez ser temida e poderosa perante os outros estudantes. Mas ela simplesmente me provoca raiva quando começa a agir como superior demais.

Querida Segunda Melhor,
 
Obrigada pela carta. Deve ser muito difícil admitir que você está com inveja. (Quem não estaria? Sua melhor amiga parece fantástica.) O negócio é o seguinte: na vida, sempre existe a estrela do show e os atores coadjuvantes. Parece que você se enquadra melhor na segunda categoria. Mas não fique triste, Segunda Melhor. Aqui é a Simon falando que coadjuvantes também têm (alguma) importância. Pense só. Sem um elenco de apoio, quem iria distrair o público enquanto a estrela troca de figurino?
 
Assinado,
 
Kacey Simon (A estrela. No ar e na vida.)

Quando li essa parte, a primeira coisa que me veio à mente foi: Meninas Malvadas! Imaginei Kacey como Regina George, até a hora da grande surpresa: devido a uma inflamação ocular e um acidente no aniversário de sua amiga, Molly, ela passa a usar óculos e aparelho, virando assim... Uma nerd completa! As amigas param de falar com ela, e as únicas pessoas que estão lá para ajudá-la são justamente o Sr. Calça Skinny (Zander, garoto que ela falava mal e chamava de poser) e sua ex-amiga, envolvida na política escolar, Paige. E a partir dai, começa um plano entre as duas garotas para ela voltar a falar com Molly e suas seguidoras

Agora explico melhor porque amei o livro: A personagem principal sofre uma mudança gradual durante o desenrolar da história. Ela começa a perceber o quão ridículo era seu comportamento anterior e a se questionar se realmente quer voltar a ser o que era ou se quer continuar como a nova Kacey Nerd.

Esse livro tem continuação, até onde eu saiba ainda não lançada no Brasil, chamada "How to rock break-ups and make-ups". Fiquei feliz ao saber disso, pois o final do livro te deixa com uma vontade de saber mais, apesar de já te deixar uma pequena pista do que vai acontecer.

Recomendo para todo mundo esse livro. E digo mais: vale a pena acompanhar a autora Meg Haston, pois além dessa série, se ela decidir continuar como autora, com certeza também virá algo muito bom!

Porque até mesmo ex-jornalistas têm um sexto sentido.

Por Ana Beatriz

3 comentários:

  1. Eu também comprei esse livro superbaratinho na Intrínseca, e fiquei feliz de ver a sua resenha, porque ainda não tinha visto nenhuma haha! Se a sinopse e a capa já tinham me ganhado, agora mais ainda! É tipo Mean Girls total, só que com uma reviravolta MUITO escrota pra patricinha HAHAHA. Chorei de rir aqui! Mal posso esperar pra ler =D

    Beijão!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que você gostou da minha resenha!! Quero saber o que você achou depois, hein?
      Beijitos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir