quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cine Pipoca: O Iluminado

Título: O Iluminado (The Shining)
Direção: Stanley Kubrick
Duração: 144 minutos (2h 24min)
Gênero: Terror, Suspense

Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.
O Iluminado é meu filme de terror favorito. Apesar de não ser fiel ao livro de Stephen King no qual se baseia, o longa foi perfeitamente capaz de passar o terror psicológico do livro, que é uma das marcas de Stephen King.

O diretor Stanley Kubrick fez um ótimo trabalho reinventando partes do livro no longa e alterando o final do filme, fazendo com que o mesmo tenha vários sentidos.

Eu recomendo o filme porque, apesar de ser de 1980, o filme consegue assustar e causar medo até hoje. E uma dica: assista em um dia nublado ou à noite, de preferência sozinho (a), para aumentar a sensação de medo e de que você não está só.

Bom filme!

Um comentário:

  1. eu ADORO esse filme. ele não apenas é tipo um MEGA clássico como é um banho em todos os chamados "filmes de terror" de hoje. não se fazem mais filmes que misturem a arte, o terror e o psicológico de uma maneira tão perfeita! nunca li o livro (e nem tenho coragem, pra falar a verdade), mas o filme é realmente sensacional :)

    ResponderExcluir