terça-feira, 1 de maio de 2012

Resenha: Viva para Contar, de Lisa Gardner

Autor: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
Páginas: 480
Categoria: Literatura Estrangeira
Classificação: 

Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós. 

A história do livro inicia-se confusa. Cada capítulo possui um narrador: as três personagens principais − Danielle, Victória e a detetive D.D. Warren − e um narrador onisciente. Com essa mobilidade com o narrador, é possível conhecer melhor os personagens, sua história e sua rotina.

Eu tinha que ver aquilo. Tinha que registrar tudo. Tinha que me lembrar. É o dever da única sobrevivente.
 O enredo se inicia com Danielle, a enfermeira psiquiátrica, contando sua história e seu trauma de infância: ver seu pai matar toda sua família e se suicidar em seguida. Após, passa para a história de Victória: mãe divorciada com um filho psicótico. Em seguida, surge a detetive D.D. Warren com uma investigação de homicídios seguidos de suicídio.

Vinte cinco anos após a tragédia de Danielle, os fatos parecem se repetir, e a vida das três personagens se encontram de um modo inesperado.

Eu sou a única sobrevivente, e sobrevivi para contar esta história.
 Com uma escrita inovadora e um enredo envolvente, Lisa Gardner nos surpreende abordando dois temas difíceis: crianças psicóticas e sobreviventes de homicídios em massa; e, com esses temas, fez uma obra brilhante.

Viva para Contar é um livro de suspense fascinante, leitura obrigatória para fãs de mistérios. 


Um comentário:

  1. Oiie Ana,

    Estou ansiosíssima para ler este livro, nunca li um livro neste estilo, mas, adoro séries policiais e especialmente as que abordam temas semelhantes ao deste livro. Espero não me decepcionar.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir